Orientações pastorais da Diocese de Coroatá sobre a prevenção do coronavírus.


O bispo diocesano de Coroatá dom Sebastião Bandeira, emitiu no dia 20 de março de 2020, as Orientações pastorais da Diocese de Coroatá sobre a prevenção do coronavírus.

Coroatá, 20 de março de 2020.

Orientações pastorais da Diocese de Coroatá sobre a prevenção do coronavírus.

Caros presbíteros, diáconos permanentes, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus da Diocese de Coroatá

Pelo bem do Povo de Deus, diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), considerando o aumento do número de casos no território nacional; consciente de nossa missão e responsabilidade para com o rebanho que nos foi confiado; inspirado pela Campanha da Fraternidade, cujo tema é Fraternidade e vida: dom e compromisso; seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde); estando em sintonia com as autoridades  governamentais para que sejam tomadas as devidas precauções, e olhando a nossa realidade diocesana, depois de ter consultado os diversos membros do povo de Deus,

Decidimos

1-                  A partir de hoje, até dia três de abril, suspendemos a realização de todas as atividades diocesanas e paroquiais, como: missas, retiros, assembleias, catequese, encontros, mutirão de confissões e demais eventos que contribuam para aglomeração de pessoas. Esta data poderá ser prorrogada caso os fatos se agravem e as autoridades públicas façam novas recomendações ou determinações.
           
2-                  As paróquias tomem as devidas precauções em relação aos horários de expedientes das secretarias, e que as igrejas, reforçando-se a limpeza e a ventilação, permaneçam abertas em horários convenientes para que os fiéis possam fazer as suas orações.

3-                  Cada paróquia procure com criatividade usar os meios de comunicação para que os fiéis possam se alimentar da Palavra de Deus com a transmissão da missa onde e quando for possível. Nesta situação grave, o Povo de Deus sinta-se desobrigado do cumprimento do preceito dominical conforme cânones 1246-1248 do Código do Direito Canônico, CIC.

4-                  Em relação a Missa dos Santos Óleos ocorrerá na data prevista, apenas com a presença do bispo e dos presbíteros. Os padres que estão no grupo de risco são dispensados da presença na celebração.

5-                  Na Semana Santa suspendemos desde já procissões, vias sacras e aguardamos um momento oportuno para tomarmos definitivamente a decisão sobre a conveniência ou não, de oferecer ao Povo de Deus a possibilidade de ao menos, pequenos grupos de participar do Tríduo Pascal.

6-                  Em todas as ocasiões, além de tomarmos cuidado, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, mantendo bons hábitos de higiene, permanecendo o máximo em casa, devemos rezar incessantemente pela recuperação das vitimas, pelos profissionais da saúde que estão se doando para salvar vidas e para que este mal seja eliminado o mais rápido possível.
Que nossa Senhora da Piedade, interceda por nós neste momento tão grave da história da humanidade.    
  

Postar um comentário

0 Comentários