Dom Reinaldo Punder - 8º ano de sua Páscoa, escreve Padre João no Editorial deste mês
Com espírito de gratidão a Deus, quero partilhar nesta edição do Boletim paroquial, O Mensageiro, o 8º ano da Páscoa de Dom Reinaldo, que doou-se da experiência generosa de amor pela causa do Reino de Deus. Sua vida continua presente quando fazemos memória da sua doação na Diocese de Coroatá. Ele viveu o espírito dos acontecimentos e envolveu-se na realidade, conforme o Evangelho.
Sempre se inspirou na sublime experiência amorosa da missão de Jesus, dedicando-se ao testemunho de uma Igreja profética e samaritana, fiel à vontade de Deus para responder aos desafios dos tempos vividos com insistência de um povo esperançoso na caminhada. O que nós vivemos atualmente é fruto de uma história marcada pelo testemunho de muitas pessoas que lutavam por causa da justiça. Assim, Dom Reinaldo viveu o Evangelho com seu jeito simples, e mostrava exemplos que ajudavam a seguir o caminho anunciado por Jesus Cristo.
No dia 16 de janeiro, iniciamos a celebração da páscoa com as laudes. Essa oração dos salmos em louvor a Deus, Dom Reinaldo rezava todos os dias. Ele gostava do silêncio e meditação, com intervalo entre salmos, a fim de favorecer melhor a interiorização da oração.
No início da noite, às 18h, rezamos o terço no túmulo de Dom Reinaldo. São momentos importantes que precisamos entender a manifestação de Deus em nossa caminhada. Através da Oração e da Palavra de Deus somos chamados a superar os desafios da realidade marcada pela mesmice, e interiorizar nossa ação como discípulos missionários, com ousadia e criatividade.
A experiência pastoral de Dom Reinaldo nos inspira pelo seu testemunho, sempre estava ao lado dos pobres e desassistidos de dignidade. Celebrar sua memória consiste no espírito profético diante das injustiças. Isto sustenta nossa caminhada.
Enfim, concluímos o dia com a celebração eucarística em nossa Catedral, onde tivemos a alegria de ouvir testemunho sobre Dom Reinaldo, que sempre estava de coração voltado de atenção para a missão de Jesus Cristo sob seu olhar compassivo. Confiemos na misericórdia de Deus que nos amou e enviou seu Filho para nos salvar das feridas injustas dos males da sociedade.
Padre João Evangelista
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Coroatá-MA
Padre João Evangelista
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Coroatá-MA
0 Comentários