Ordenação Diaconal na Diocese de Coroatá: Um marco de fé, serviço e dedicação.
No sábado, dia 02/12, a Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Coroatá (MA), sediou uma celebração de fé grandiosa e solene, a Ordenação Diaconal de cinco homens comprometidos com o serviço da Igreja e da comunidade. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano da diocese de Coroatá e Bispo Referencial dos Ministérios Ordenados, Religiosos e Vida Consagrada da CNBB Regional NE 5, Dom Sebastião Bandeira.
Na cerimônia, estiveram presentes grande parte do clero da diocese de Coroatá, diversas autoridades civis e religiosas, o vice tesoureiro da CRD NE 5, Diácono José Armando Gomes, da Diocese de Caxias(MA), com sua esposa Sra. Vanilda Gomes, que apresentou palavras de felicitações aos neodiaconandos permanente e leu uma carta da Presidência do CRD NE 5. A presença dos familiares e amigos dos novos diáconos permanentes acrescentou ainda mais significado à celebração.
Os ordenados pelas mãos consagradas de Dom Sebastião Bandeira foram:
Antonio Agnaldo da Silva Lopes, nascido em 10/12/1977, casado há 25 anos com Maria Cleude de Assunção Lopes, com a qual teve 3 filhos. Seu lema de vida é: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi...”.(Jo 15,16)
Elivaldo Oliveira Silva, nascido em 09/08/1982, casado há 19 anos com Adriana Lemos de Matos, com a qual teve 3 filhos. Seu lema é: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. (Lc 10, 33-34)
Jocimar Pereira Gomes, nascido em 03/08/1966, casado há 33 anos com Marcia Gardênia Pinheiro da Silva Gomes, com a qual teve 2 filhos. Seu lema de vida é: "Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou". (Jo 7,16)
Josué Pinheiro da Silva, nascido em 22/11/1984, casado há 19 anos com Lilian Maria Vieira Pinheiro, com a qual teve 3 filhos e 1 a caminho de 4 meses de gestação. Seu lema é: "Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus". (Col 3,3)
Manoel da Cruz Ponte, nascido em 07/11/1970, casado há 27 anos com Ivanilde Andrade Ponte com a qual teve 3 filhos. Seu lema é: "Quem quiser ser o maior entre vos seja aquele que vos serve".(Mt 20,27)
A Ordenação Diaconal Permanente é um dos momentos mais importantes na vida de um homem comprometido com o serviço da Igreja e da comunidade. A celebração é marcada por muita solenidade e grandiosidade, e os novos diáconos são escolhidos com muito cuidado e dedicação. A cerimônia é presidida por um Bispo Diocesano, que é o responsável por ordená-los pelas mãos consagradas. Além disso, a presença dos familiares e amigos dos novos diáconos é fundamental para tornar a celebração ainda mais significativa.
Durante a homilia, o Bispo Diocesano ressaltou a importância do diácono permanente como um servidor da comunidade e um testemunho da caridade. Ele também enfatizou que o diácono é responsável por acolher os novos que estão querendo entrar na comunidade e ajudar a igreja a se abrir para acolher a todos.
Veja trechos da homilia do Exmo. e Rev.mo Dom Sebastião Bandeira Coelho, Bispo da Diocese de Coroatá-MA
O diácono na nossa diocese tem esse perfil o da diocese de Coroatá, é aquele que tem atitude de servidor que tem compaixão do nosso povo. [..] O diácono é aquela pessoa que testemunha a caridade, é aquela pessoa que está ali para acolher os novos que estão querendo entrar na comunidade, nós não podemos ficar sempre fechados nos nossos grupinhos, tem pessoas que precisam, que estão descobrindo que precisam ser atingida, a nossa igreja é uma igreja em saída. Então o diácono é aquele que vai ajudar a comunidade a se abrir para acolher todos e não se fechar. [...] O diácono é essa pessoa que, mais do que olhar para os perigos, procura acolher os sinais de Deus na vida do povo, na nossa vida, para poder abrir as portas do banquete da vida. Sejam diáconos acolhedores, sejam diáconos que procurem cada pessoa que encontrar com vocês, volte mais feliz, sejam diáconos onde vocês vão ajudar a perceber os momentos que Deus está sacudindo, que a gente tem que acordar as pessoas do seu comodismo, da sua vida fácil, mas também sejam aqueles diáconos que têm hora que vão enxugar as lágrimas da pessoa que está sofrendo, que perdeu alguém, seja aquele diácono que é motivo de esperança, para que o povo de Deus possa permanecer firme na fé, que vocês possam viver ao longo do ministério de vocês essas três profissões: a primeira não é para vocês é para Deus, somos barro nas mãos de Deus, Ele que é o oleiro, mas vocês sejam servidores de mesa para os excluídos e sofredores para todos, e, sejam porteiros acolhedores daqueles que querem entrar no reino de Deus para que vocês possam continuar firmes nessa missão.
Após a cerimônia, o neodiácono Permanente Jocimar Pereira agradeceu a todos em uma mensagem cheia de significado para todos. E, assim, a Igreja Católica tem a sagrada Ordem do Diaconato em grande apreço já desde os inícios da era apostólica.
Com a Ordenação, os diáconos permanente receberam o múnus da Igreja e foram ordenados para cumprir eficazmente o seu ministério, por meio da graça sacramental. A Igreja Católica valoriza muito a Ordem do Diaconato desde os inícios da era apostólica, e os novos diáconos permanente foram escolhidos para servir e louvar a Deus, além de serem um exemplo de esperança e fé para o povo de Deus.
Aos neo-diáconos permanente, suas esposas e familiares, nossas preces e bênçãos de Deus, por um frutuoso ministério, por intercessão de São Lourenço e de Nossa Senhora da Piedade. Veja alguns momentos deste dia marcante na vida deste homens de fé
0 Comentários