SANTOS REIS = 06/01- Entenda o significado desta importante data para os cristãos

Musical É Natal - 2021
No dia 6 de janeiro, comemora-se o “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”. Na tradição católica, faz-se lembrar o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela.
Os Reis vieram guiados pela estrela para adorar Jesus e lhe oferecer seus tesouros como oferta: ouro, incenso e mirra, conforme narrado pelo evangelista Mateus(Mt,2,11).

Nesta passagem bíblica do Evangelho Segundo São Matheus, na qual se narra o “fundamento” das folias de reis, conforme Rocha (2014, p.15), ressalta-se: Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos Judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem”.

Ao tomar conhecimento sobre este fato, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei, e lhes perguntou onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: “Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta: E você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo”. Então Herodes chamou secretamente os magos, e investigou junto a eles sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois, mandou-os a Belém, dizendo: “Vão, e procurem obter informações exatas sobre o menino. E me avisem quando o encontrarem, para que também eu vá prestar-lhe homenagem”. 

Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria.
Foi um momento solene e de presentificação ao depararem a mãe com seu filho Jesus e, agradeceram a Estrela Guia com seus cânticos e, folia entre a fé e a festa. E, assim o povo mantém a tradição de 23 de dezembro a 06 de janeiro, com visita às casas como representação de peregrinação, fazendo uso de sua indumentária, com chapéus de fita colorida (exceto preto e roxo).

Ainda conforme narrativa de Rocha (2014), o significado do vestir o uniforme, tem uma representação simbólica, cujo significado, traduz-se no revestimento da alma dos Reis Magos para a peregrinação, incorporando a imagem e a devoção. Nesta retórica, pressupõe-se pelos relatos, que eram 3 reis, devido a quantidade das ofertas: incenso ouro e mirra, e, foram chamados de “Magos”, pelo fato de que tinham grande conhecimento da astrologia.

Cada produto ofertado tem sua representatividade, tais como: o ouro é o metal precioso por excelência e simboliza a legalidade. O incenso, um perfume que se queima, muitas vezes usado durante as celebrações rituais e venerações religiosas como símbolo da divindade. A mirra originária de uma planta medicinal que, misturada com óleo, era usada para fins medicinais e cosméticos.

Nesta tradição, os Reis Magos como todos os santos, têm sua história, a iniciar pelo trajeto de seguir uma estrela, da surpresa com sua chegada em Israel, o encontro com Herodes, o encontro com Jesus, fuga para o Egito, a veneração e manifestação.

Neste dia usa-se a (Epifania/grego), pela manifestação da divindade de Jesus aos Reis Magos, como representatividade a todo o mundo. Com efeito, a visita dos magos revela, além do que já foi dito, que o Filho de Deus veio para toda a humanidade e, os magos representam todas as nações pelas quais Jesus nasceu, morreu e ressuscitou.

Observai e buscai guiar-se pelo trecho desta oração aos reis magos 
Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!”

Por Cecilna Teixeira

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Texto valioso e inspirador! Parabéns 👏🏼👏🏼🙏

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom conhecermos a história da nossa caminhada na fe

    ResponderExcluir