XXª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Nordeste V

Foto: Duda Garcês - Pastoral da Comunicação Regional NE V

XXª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Nordeste V


Com o objetivo de aprovar um novo Plano Regional de Pastoral, que deverá estar em conformidade com as Diretrizes  Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019– 2023, teve início na noite desta quarta-feira, dia 04 de Julho, e encerra ao meio dia de domingo, dia 07, a XX Assembleia Regional de Pastoral do Regional NE V.  O evento acontece no Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade de Balsas. 

A programação de abertura iniciou com a acolhida e jantar. Logo após todos se direcionaram ao auditório aonde logo após alguns cantos de animação, a coordenadora da programação da noite, Martha Bispo, secretária executiva do NE V, chamou para compor a mesa de abertura, Dom Sebastião Bandeira Coelho (Bispo da diocese de Coroatá e Presidente do Regional NE V), Dom Esmeraldo Barreto (Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís e vice presidente do Regional NE V), Padre Nadir Luiz Zanchet (vigário geral da diocese de Balsas) e Dom Leomar Antônio Brustolin (Bispo auxiliar de Porto Alegre e assessor da XX Assembleia Regional de Pastoral). 

A primeira fala foi feita por Dom Sebastião Bandeira que acolheu a todos os participantes, bispos, padres, religiosas, diáconos, seminaristas e leigos. Saudou de maneira especial, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, bispo da diocese de Balsas, que não pode estar presente a assembleia por motivo de saúde. Parabenizou ainda o aniversariante do dia, Dom Esmeraldo Barreto, pelos 70 anos de vida completados, justificou a ausência por motivo de saúde de Dom Rubival Cabral Britto (Bispo da diocese de Grajaú e secretário do Regional NE V). 
Dom Sebastião ainda destacou o excelente trabalho de Dom José Belisário que esteve a frente do Regional NE V, nos últimos 04 anos. Saudou com muita alegria os dois novos bispos que participam pela primeira da vez da Assembleia, Dom Francisco Lima Soares ( bispo da diocese de Carolina) e Dom Evaldo Carvalho dos Santos (Bispo da diocese de Viana). 

Dando continuidade a sua fala Dom Sebastião Bandeira, citou um trecho do livro O Pequeno Príncipe, que diz " Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes tarefas e trabalho, mas sim ensine-os a desejar a infinita imensidão do oceano.", aonde quis mostrar que o principal objetivo da Assembleia Regional não é sobrecarregar os representantes das dioceses e pastorais, e sim fazer cada um descobrir e renovar a sede pela missão. Sendo assim um momento de comunhão e partilha, aonde se cria laços de irmandade. 
Na sequência Padre Nadir Luiz, também dirigiu algumas palavras aos participantes. E um momento de muita alegria foi a escuta do áudio de uma mensagem de Dom Enemésio. O assessor da Assembleia, Dom Leomar Antônio também fez uma breve reflexão da importância da presença de cada um que veio de perto ou de longe, ciente da sua responsabilidade em representar a sua diocese ou pastoral nesse momento importante da Igreja do Maranhão. 

Foi realizada após as falas um momento celebrativo que foi conduzido pela diocese de Balsas. Martha Bispo, fez a apresentação da equipe que preparou com muito carinho essa XX Assembleia Regional. Encerrando a noite, Martha Bispo, Padre Flávio Collins e o diácono Antony Luso, apresentaram o resumo da avaliação da caminhada do quadriênio que foi feito pelas dioceses e pastorais, com os avanços e desafios. Após alguns informes sobre o andamento da Assembleia a primeira noite foi encerrada. 










Veja a Programação do dia 05, sexta-feira:

XXª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Nordeste V

➡ Período:
De 04 a 07 de Julho

➡ Local:
Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe - Balsas-MA. 

➡ Programação do dia 05, sexta-feira:
- Coordenação:
- Manhã: Ir.Ana Amélia
- Tarde: Pe.Sérgio

- 07h: Celebração da Eucaristia ( diocese de Carolina e Grajaú)
- 08h: café
- 08h45: Análise de conjuntura socio...(Dom Francisco Lima)
- 10h: intervalo
- 10h30: Análise de conjuntura religiosa- eclesial( Pe.Flávio Collins)
- 11h30: fila do povo
- 12h30: Almoço
- 14h30: mantra, salmo( equipe de Liturgia central)
- 15h: Novas Diretrizes de Ação Pastoral da Igreja no Brasil ( Dom Leomar)
- 16h: intervalo
- 16h30: Continuação das Novas Diretrizes...
- 18h: Celebração( dioceses de Brejo e Coroatá)
- 18h30: jantar
- 19h30: Sínodo para a Amazônia- REPAM e relançamento do caderno de conflitos( Dom José Valdeci, Martha Bispo e equipe CPT)


Redação da PASCOMCATEDRAL
Texto: Duda Garcês - Pastoral da Comunicação Regional NE V
Fotos: Duda Garcês - Pastoral da Comunicação Regional NE V e
Eanes Silva, diocese de Balsas
Edição e Publicação: Auzenir Silva
Todas as informações via WhatsApp  - Grupo Conexão PASCOM  NE 5


Veja mais alguns momentos da XXª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Nordeste V, com os créditos Eanes Silva, diocese de Balsas























Postar um comentário

0 Comentários