1º Módulo do Curso Bíblico em Coroatá - Saiba como aconteceu.



Aconteceu nos dias 08 e 09 de junho de 2019, na paróquia Nossa Senhora da Piedade em Coroatá-MA. A primeira etapa do curso bíblico, com o tema: Leitura Popular da Bíblia.
Após a acolhida dos presentes com um momento de oração. O pároco Pe. João Evangelista, acolheu a todos com a orientações e recomendações em relação Disse ainda que a criação e implantação do curso bíblico na família, com intuito de partilhar a palavra de Deus e a experiência da vida cotidiana da família. Fez ainda a apresentação do assessor Thiago Valentim, que iniciou falando da importância da leitura popular da bíblia. Um inicio de curso com dinâmicas contextualizando a história dos participantes com a Leitura popular da bíblia.
A leitura popular da bíblia nos remete a experiência de Deus nas comunidades, no coração do povo. O objetivo do curso, é entender a bíblia para nos ajudar na nossa caminhada. Continuando à tarde o assessor enfatizou que muitas pessoas não sabem ler, mais sabem fazer uma leitura da realidade, por que decoraram. ou seja, deixaram entrar no coração. Quem faz leitura popular é o povo. Leitura popular da bíblia, não é simplesmente ler um texto bíblico mais ir mais além. Nesse contexto foi elencado, a história das mulheres que foram marginalizadas no passado e atualmente vivem o mesmo sofrimento de forma desigual em relação ao preconceito das classes sociais totalmente indiferentes à dignidade da vida.
Continuando os estudos uma roda de leitura bíblica com vários textos sobre a temática: " Da mulher e moeda perdida, extraída do texto de Lucas, (15:8a 10).
Foi refletido trechos da carta do Papa Francisco, que pede que cuidemos da casa comum. A carta traduz o apelo do papa em relação a nossa casa comum, ou seja, o planeta Terra. Que devemos cuidar ou então morreremos com ele.
Na metodologia do curso houve trabalhos em grupo com leitura de textos.  
No final da tarde do sábado Thiago Valentim falou a equipe da PASCOM e nos fala da importância da leitura bíblica popular e que esse curso tem o objetivo de apresentar a leitura popular da bíblia, e, que é um método que o Centro de Estudos Bíblicos(CEBI) já usa há algum tempo para facilitar as leituras bíblicas nas comunidades a partir da realidade das pessoas principalmente das pessoas empobrecidas e marginalizadas, na perspectiva de que essa leitura bíblica ajude não só cristãos católicos, todas as pessoas que professam sua fé em Jesus Cristo e tem na bíblia um livro importante para sua fundamentação na fé, ajudar para que essas pessoas assumam o compromisso na defesa e promoção da vida. Então hoje (08) e amanhã (09), vamos apresentar o método como surgiu e como se dá, de que maneira as pessoas podem fazer uma leitura nessa perspectiva popular. E no segundo módulo que se dá em setembro nós vamos aprofundar a aplicação do método da leitura popular em textos bíblicos selecionados textos já conhecidos para ajudar as pessoas nas comunidades a fazer a aplicação deste método. A bíblia é um livro que fundamenta a fé cristã, então nós sabemos da importância da bíblia para fé da pessoas para a formação das comunidades, para a igreja, a igreja católica e as demais igrejas cristãs, então entender esse livro saber como ele foi constituído, quem o escreveu, em que contexto e fazer uma correta interpretação, uma correta leitura deste texto para iluminar  a vida da gente ele é extremamente necessário, então a bíblia não é um livro que deve ser usado de qualquer maneira, é um livro que deve ser usado na comunidade, fundamentado na esperança, na solidariedade, na fé que transforma. Então esses momentos de estudo, de reflexão de debates de roda de conversa, ajudam a gente entender a bíblia e sua história e ao mesmo tempo a utilizar melhor a bíblia hoje pra alimentar a fé e também contribuir na transformação de situações de morte em situações de vida. Finalizou reafirmando a felicidade de estar em Coroatá em contribuir com esta formação bíblica, facilitando este tema, dizer que este é o caminho e que as paróquias, comunidades, as pastorais e as igrejas precisam investir cada vez mais na formação bíblica, para que as pessoas utilizem a bíblia da melhor forma possível estamos a disposição para voltar e compartilhar esta experiencia quando necessário.     
No domingo a oração inicial contextualizou com a Solenidade de Pentecostes. Encerrando o domingo Tiago Valentim apresentou livro: " Leitura Popular da Bíblia. Dando continuidade ao turno final do 1º modulo curso bíblico foi refletido o texto em que relata encontro de jesus com os discípulos de Emaús, com a apresentação do texto interpretada por grupos de participantes do curso. Finalizou dizendo que: a leitura bíblica é feita para o povo, com o povo. Lembrou a frase de Santo Agostinho: "Primeiro Deus fez a vida, depois a bíblia." Afirmando que a bíblia deve estar em favor da vida.
Ao final o Pe. João Evangelista reafirmou a presença de todos para o modulo final no mês de setembro.
Em seguida concedeu uma entrevista a esquipe da PASCOM.
Listen to "Áudios" on Spreaker.

Vejas as fotos do curso bíblico acessando:Catedral de Coroatá-MA

Redação da PASCOM CATEDRAL DE COROATÁ
Reportagem e Texto: Jackson Douglas
Adaptação e Edição: Auzenir Silva
Fotos: Rafael Lima e Jackson Douglas

Postar um comentário

0 Comentários