Veja o que aconteceu no 28º Encontrão Missionário na Diocese de Zé Doca


Aconteceu na diocese de Zé Doca – MA, o 28º encontrão missionário, realizado na cidade de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão, o encontro reuniu uma média 200 missionários das diversas dioceses que compõem o Regional Nordeste 5 que é o Maranhão, e foi conduzido pelo padre João Paulo.A diocese de Coroatá enviou representantes de várias paróquias.
A equipe missionária de liturgia acolheu a todos, fazendo um momento de oração e mística, destacando a bíblia na procissão de entrada, assim como também os símbolos missionários.
Pe João Paulo iniciou a temática do encontro com a pergunta: o que é santa missa popular? E enfatizou que a mesma tem nos ajudado na nossa caminhada como cristã. Logo após este questionamento feito aconteceu um momento de partilha das boas notícias em relação a missão popular, cada diocese falou das coisas boas, das dificuldades, desafios e dos resultados alcançados, cada membro participou com suas opiniões. Padre Figueira apresentou como desafio: os valores na família, e citou, como está sendo muito difícil trabalhar a evangelização nas famílias, visto que, há pouca comunicação entre seus membros, onde é mais importante são os recursos digitais. Neste momento muitos testemunhos de vida das semanas missionárias realizadas nas diversas dioceses foram apresentados.
Foi destacado pelo Pe. João Paulo a questão do profetismo: que este deve ser feito pelo testemunho de cada missionário, que está lutando por uma melhor condição de vida digna para o seu povo.
Em suma houveram vários pontos essenciais neste encontrão missionário, como por exemplo:
1-O Profetismo em tempo de "sociedade liquida" (Padre João Paulo)
2-Profetas na Bíblia (Pe. Figueira)
3-Reavivar em nós e na igreja o espirito profético de Jesus de Nazaré (Pe. Figueira)
4- Formadores das SMP: Escola de Formadores (Pe. João Paulo)
Houve ainda uma grande caminhada saindo da comunidade São Francisco de Assis. percorrendo várias seguindo até a igreja matriz da cidade, onde foi encerrada com a Santa Missa.
▪Na celebração eucarística foram destacados três pontos:
•A ressurreição de Cristo
•A fé dos apóstolos
•Testemunho de Tomé, destacados na homilia de Padre João Paulo. Após a missa houve momentos de animação, com músicas missionárias.
Alguns encaminhamentos foram feitos:
· Articulação das SMP no Regional NE 5.
•Histórico das SMP das Arquidioceses;
•Equipe de Formadores do Regional NE 5;
•Agenda das SMP no Regional NE 5;
•Escolha da data e sede do 29° Encontro Regional da articulação da SMP, 16° Encontro de formação missionária das SMP também a ser confirmado pela equipe.
Nos avisos foi anunciado que o próximo Encontrão Missionário será na cidade de Imperatriz-MA. Encerro o relato com esta frase “O evangelho é a nossa fonte” (Pe. Figueira)


Redação da PASCOM CATEDRAL
Texto:Jackson Douglas
Adaptação e edição: Auzenir Silva
Fotos: Jackson Dougas

Postar um comentário

0 Comentários