As Paróquias Nossa Senhora da Piedade e São Raimundo realizam encontro da campanha da Fraternidade em Coroatá

No dia 16/02/19, aconteceu na paroquia Nossa Senhora da Piedade o encontro de Formação da Campanha da Fraternidade, que tem como tema: "Fraternidade e Políticas Públicas. E o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

O encontro foi motivado pela equipe de animação que iniciou com o hino da campanha, em seguida fez várias dinâmicas, motivando todos os participantes presente no centro de formação. Depois desse momento tivemos o momento de oração que foi conduzido por Manuel Ponte da paróquia de São Raimundo. Logo em seguida ouve uma reflexão da leitura bíblica contextualizando com do tema. Ainda no momento de oração ouvi um momento de perdão, conduzido pelo irmão Agenor da paróquia São Raimundo, o momento foi finalizado com a benção do padre João Evangelista pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade em seguida a música de São Francisco. Participaram do encontro mais de 300 de pessoas das duas paróquias.


Acolhendo a todos com as boas vindas, Padre João em seguida convidou o assessor Hilton Cesar – Assessor da Equipe de Campanhas da Diocese de Coroatá, atuante nos movimentos e pastorais, secretário municipal de educação do município de Presidente Vargas, que assessorou o encontro durante todo o dia. O mesmo fez um breve histórico da campanha, fazendo ressalva ao tempo da quaresma e logo Antes de adentrar a temática do ano de 2019, fez uma retrospectiva do tema da campanha da fraternidade do ano de 2018. Continuou com uma dinâmica da pedra, onde deixou claro: "não jogue a pedra no outro, mais á coloque no seu bolso".

Ao discorrer sobre o tema mostrou em fotos a desigualdade do povo, falou do individualismo que ainda é muito presente nos dias de hoje, havendo questionamentos dos participantes sobre a situação atual do nosso país, como a questão das moradias. Foi conceituando o bem comum, ou seja, todos tem que ter o mesmo direito.
Nesse encontro foi abordado o tema da previdência social e suas esferas como a lógica do tempo de contribuição e respectivas mudanças da lei, foi dado exemplo de situações que favorece a corrupção em alguns módulos
Uma breve parada para o lanche, favorecendo a convivência e troca de experiências entre os membros das duas paróquias, retornando em seguida falando  do agronegócio, frisando a destruição da matas, rios, e fauna.
No período da tarde continuou com a metodologia do VER, JULGAR e AGIR. No final do encontro, o assessor Hilton Cesar fez várias colocações em relação a vida do cristão católico.
No tocante ao aspecto AGIR, será retomado no encontro do CPP (Conselho Paroquial de Paroquial), onde será aprofundado, apontando ações concretas para serem trabalhadas na comunidade.
No final do encontro, o assessor Hilton Cesar, concedeu a PASCOM da Paróquia Nossa Senhora da Piedade uma entrevista falando do encontro realizado em Coroatá-MA. Padre João também falou a nossa equipe e à equipe do programa Coroatá Na Tv, da TV Nazaré canal 7, veja abaixo, e para ver mais fotos do encontro clique aqui

Listen to "ENTREVISTA HILTON CÉSAR - PALESTRANTE" on Spreaker. Listen to "ENTREVISTA PE. JOÃO EVANGELISTA" on Spreaker.


Redação:
Texto: Jackson Douglas - PASCOM CATEDRAL
Adaptação e Edição: Auzenir Silva - PASCOM CATEDRAL
Fotos: Vandeilson Almeida - PASCOM CATEDRAL
Entrevistas: Elton Antonio - PASCOM CATEDRAL
Jackson Douglas - PASCOM CATEDRAL

Postar um comentário

0 Comentários